terça-feira, 15 de janeiro de 2008

A subjectividade da objectiva de Carlos Duarte

(Carlos Duarte numa fotografia de Carlos Alberto Rocha)

O meu amigo Carlos Duarte tem, ainda hoje, apesar muitos anos de amor por Ílhavo (onde vive), aquele jeito romântico de quem nasce na cidade de Coimbra à beira do Mondego eterno. E talvez por isso mesmo nunca tenha renunciado a uma velha paixão sempre publicamente assumida: a de nos mostrar o seu (e muitas vezes nosso) quotidiano através da subjectividade da sua objectiva fotográfica...


...E em 24 de Novembro de 2007 decidiu publicar em Ílhavo o livro



40 anos de fotografias


Da introdução escrita pelo próprio Carlos Duarte, atrevo-me a recortar estes breves excertos:


"...

Fotografar para mim sempre foi e continua a ser uma forma de comunicar e dar a conhecer aos outros o que se passa, muitas vezes mesmo ao nosso lado e que muitos teimam em não ver e outros não conseguem visualizar.

...

Este livro é a forma que tenho em mostrar uma pequena parte da minha história , deste país e de Ílhavo. Não pretendo que seja um livro de "fotografia", mas um livro de fotografias, tendo muitas sido "companhia" de textos em vários jornais e outras ilustraram revistas e livros.

... "






















Sem comentários: